Notícias Acompanhe as principais notícias e novidades do WebMioma.

Destacada participação do Dr. Kisilevzky no maior Congresso Internacional de Radiologia Intervencionista.

Entre os dias 27 de Março e 1 de Abril de 2003 aconteceu o 28 Congresso Anual da Sociedade da Radiologia Intervencionista (SIR), maior congresso internacional na área de radiologia intervencionista que reuniu arredor de 6000 profissionais do mundo inteiro na cidade de Salt Lake City – USA. O Dr. Nestor Kisilevzky foi o único Médico de toda a América Latina a formar parte do corpo docente deste evento, tendo sob a sua responsabilidade a moderação de uma sessão científica sobre Embolização Uterina em parceria com o Dr. James Spies da Universidade de Georgetown de Washington que teve lugar no sábado 29/03 alem de proferir uma conferencia sobre “Seleção de pacientes, técnica e acompanhamento pós-operatório na Embolização Uterina” no workshop sobre Intervenções Ginecológicas moderado pelo Dr. Rob Kirch da Filadélfia que aconteceu no domingo 30/03.
“Moderar a sessão científica foi bastante interessante já que tivemos a oportunidade de discutir numerosos trabalhos realizados ao redor do mundo que nos faz apreender mais a cada dia sobre as vantagens da Embolização Uterina para tratamento dos Miomas. Todavia, a minha conferencia no workshop foi um desafio muito maior. Me preocupava que muitas pessoas de fora que no conhecem a realidade brasileira, pudessem criticar a nossa metodologia; porem a apresentação foi tão didática e os resultados tão evidentes que longe de criticarem o pessoal não economizou elogios para a nossa apresentação que foi avaliada com nota 4,6 sobre 5. Conseguimos mostrar que mesmo no Brasil podemos cuidar dos nossos doentes igual ou melhor que lá fora o que nos enche de orgulho e satisfação.”


ft_sir-01 O Dr. Kisilevzky frente ao panel que anuncia as atividades sobre a Saúde da Mulher no 28 Congresso da Sociedade de Radiologia Intervencionista.

O Dr. Kisilevvzky junto do Dr. Kirch na sala de workshop sobre Embolização Uterina no 28 Congresso da Sociedade de Radiologia Intervencionista.

Tela inicial da Conferencia do Dr. Kisilevzky no 28 Congresso da Sociedade de Radiologia Intervencionista.


Novidades apresentadas no 28 Congresso Anual do SIR.
Numerosos trabalhos e novidades foram apresentados no Congresso Anual da SIR. Entre eles destacamos:

Papel da Ressonância Magnética na avaliação pré-operatória da Miomatose Uterina: a ressonância é considerado hoje um procedimento fundamental para avaliação das pacientes com miomatose uterina que já que como foi mostrado pelo Dr. H Chrisman de Chicago pode mudar o diagnóstico inicial e eventualmente o tipo de tratamento em quase 20% dos pacientes.

Gravidez após a embolização Uterina: num trabalho multicéntrico realizado em Ontário – Canadá e apresentado pela Doutora Gaylene Pron médica epidemiologista da Universidade de Toronto. Sobre uma casuística de 550 casos entre as quais havia 30% de mulheres que desejavam engravidar novamente foram observados 17 embaraços confirmando assim os dados já reportados em outros trabalhos.

Resultados Iniciais do Registro Multicéntrico patrocinado por CIRREF:
O Registro (UFE Registry) é um estudo multicentrico organizado pela Sociedade de Radiologia Intervencionista e patrocinado pela Fundação para Pesquisa e Educação em Radiologia Intervencionista (CIRREF) com analise estatística do Instituto de Pesquisa Médica da Universidade Duke de Carolina do Norte (www.fibroidregistry.org). Os reultados iniciaes após 2332 casos de Embolização Uterina foram apresentados pelo Dr. Kirch da Filadelpia. Os números evidenciaram que o procedimento continua a ser muito eficaz e seguro.

Comparação entre Embolização Uterina e Histerectomia para tratamento de Miomas: este estudo apresentado pelo Dr. James Spies da Universidade Georgetown de Washington que foi parte de uma notificação para avaliação da segurança da utilização de partículas calibradas (Embosferas) por parte da agencia americana que controla a utilização de alimentos é medicamentos (FDA) mostrou que ambos métodos são igualmente eficientes para controlar os sintomas da miomatose porem a embolização uterina mostrou ter menos complicações pós-operatórias e uma recuperação clínica mais rápida.

Embolização para tratamento de Miomas de Grande Tamanho: este trabalho apresentado pelo Dr. Pelage de Paris mostrou que a embolização de miomas com tamanho maior de 10cm não é perigosa e esta associada com um alto índice de sucesso clínico e imagenologico.